Os Passivos Ambientais são os custos que uma empresa tem para preservar o meio ambiente ou reduzir os impactos que sua própria existência e produção causam à natureza.
Sendo assim, fazer uma avaliação desses passivos é importante, pois a empresa será capaz de identificar possíveis contaminações, potenciais riscos à saúde de pessoas que vivem no entorno, descarte inadequado de resíduos, entre outros.
A Muro está disponibilizando este conteúdo para ajudar você e sua equipe nessa avaliação.
Veja também: Como funciona a Avaliação de Passivos Ambientais da Muro Geotecnia
O que são Passivos Ambientais?
São a soma dos danos causados ao meio ambiente e os impactos são os mais variados possíveis. Por exemplo, para que uma empresa seja construída é preciso verificar as condições ambientais, como a remoção de vegetação no local, se a área tem algum tipo de contaminação prévia, seja por rios e lençóis freáticos, entre outros.
Assim, os passivos ambientais são todas as ações e obrigações assumidas por uma empresa para evitar esses problemas na natureza ou reduzi-los no curto, médio ou longo prazo.
Por que fazer uma avaliação de Passivos Ambientais?
Como mencionado anteriormente, os Passivos Ambientais podem se tornar dispendiosos para a empresa. Por isso, uma das melhores maneiras de reduzir esse custo é fazendo uma avaliação prévia do local.
Por exemplo, “João” deseja adquirir um grande lote de terras no valor de R$ 500 mil para começar o plantio de determinado grão. Porém, não sabe ao certo se isso é um bom negócio, pois não conhece o solo, não sabe se o rio que passa por essas terras está ou não contaminado, ou se a terra está contaminada com algum tipo de metal pesado, derivado de um plantio anterior com agrotóxicos.
Para ter essa resposta, o “João” contrata os serviços de Avaliação de Passivos Ambientais da Muro Geotecnia, que fará um conjunto de coleta de amostras tanto do solo, quanto da água, para saber se vale a pena o investimento.
A Muro, ao final do estudo, oferecerá um relatório e constata que tanto o solo quanto a água estão contaminados a ponto de não ser capaz de oferecer bons resultados de safra para o grão que seria plantado. Ou seja, ao contratar esse serviço, “João” economizou R$ 500 mil da compra do terreno, do investimento dos grãos, dos trabalhadores, do maquinário, etc.
Leia também: Laudos geotécnicos: protegendo seu investimento e evitando riscos
Como funciona a avaliação de Passivos Ambientais?
O primeiro passo é identificar quais passivos podem ser encontrados no local. Os riscos podem ser de diversos aspectos (no caso de uma fábrica), como risco químico, de acidentes (postos combustíveis), danos à saúde e outros.
Para isso, os profissionais costumam coletar tanto informações técnicas da área como também informações históricas, por exemplo, se alguma empresa já funcionou na área ou próximo dela.
Depois de levantar quais possíveis Passivos Ambientais, é a hora de confirmar se eles realmente existem no local. Após esta fase, ocorre uma avaliação mais detalhada, identificando quais são os agentes poluidores e a concentração de cada um. Dessa forma, é possível descobrir se o nível de contaminação é capaz ou não de gerar prejuízos para a empresa e para a saúde da população.
Ao final, o contratante do serviço recebe um relatório com todas as informações, incluindo as ações necessárias para que ocorram melhorias e uma redução considerável dos riscos.
Entre em contato com a equipe da Muro Geotecnia e saiba como podemos ajudá-lo.