Para aumentar a durabilidade das estruturas é essencial que toda a base delas seja projetada e calculada com precisão. Identificar o tipo de solo e sua capacidade de suporte, por exemplo, é fundamental para evitar que a obra seja interrompida ou pior, que ceda, causando prejuízos.
E, com o objetivo de mostrar a você o impacto desse estudo nas obras de engenharia, a Muro Geotecnia fez este conteúdo completo sobre o assunto. Acompanhe.
Leia também: Laudos geotécnicos: protegendo seu investimento e evitando riscos
Qual a importância da geotecnia na construção?
Aqui, podemos considerar 2 pontos fundamentais: o planejamento de projetos de fundação e a análise do solo. Vamos falar de cada um deles.
Planejamento do projeto de fundação
A geotecnia vai ajudar, por exemplo, a analisar qual o melhor tipo de fundação (se rasa ou profunda), vai dizer qual a profundidade adequada para fazer a fundação, se há ou não a necessidade de maiores reforços, entre outros aspectos, que são relevantes antes de finalizar o projeto e colocá-lo em prática.
Análise do solo
Este é o elemento mais significativo da geotecnia aplicada à concepção de um imóvel. Em síntese, antes de realizar qualquer tipo de planejamento imobiliário é fundamental avaliar o solo para verificar se é condizente com o que necessita. Em caso de uma construção, saber se é capaz de suportar a estrutura que será edificada.
Assim, ao analisar o solo, a geotecnia avalia a composição granulométrica, o tipo litológico, o nível de umidade, a capacidade de carga, entre outros aspetos.
Quais são as técnicas usadas pela geotecnia para aumentar a durabilidade de suas estruturas?
Drenagem
Solos, sem estruturas de drenagem, podem colocar toda a estrutura em risco. O solo começa a passar pelo processo de erosão, ou liquefação, e a estrutura pode começar a apresentar rachaduras e pode até ceder no caso de uma chuva mais forte. Portanto, fazer a drenagem é essencial.
Estabilização
A estabilização do solo pode ser feita de diversas formas, por exemplo, pela adição de produtos aglutinantes, pela compactação, por mistura de várias técnicas ou outros elementos. Dessa forma, a estabilização ajuda a aumentar a resistência do solo e também reduz as deformações, ajudando na construção da obra.
Reforço
O reforço do solo pode ser realizado de diversas formas e tem como objetivo aumentar a capacidade de carga e também diminuir o risco de recalques (deformações que podem acontecer com o passar do tempo). Esse reforço combinado com outras técnicas ajuda para que a construção, por exemplo, não “afunde”.
Ponte Rio-Niterói: exemplo de como a geotecnia pode fazer estrutura durar mais
A Ponte Rio-Niterói é uma das mais famosas e também uma das mais seguras do mundo. Ela foi feita com tecnologia avançada e a função da geotecnia foi fundamental: sondagens, ensaios geotécnicos, análises hidrológicas e outros tipos de ensaios tecnológicos que foram possíveis, na época, para garantir a segurança e a qualidade da estrutura.
A ponte foi finalizada em 1974 e até hoje se mantém segura para todos e é um excelente exemplo de como um trabalho bem realizado, com todas as análises necessárias, pode durar por várias décadas.
A Muro Geotecnia conta com uma equipe especializada e com tecnologia para ajudá-lo a executar a sua obra e aumentar a durabilidade das estruturas Saiba mais sobre os nossos serviços!
Acompanhe a Muro Geotecnia no Linkedin!