A Andrade Gutierrez Engenharia fechou o valor de aproximadamente R$ 150 milhões, para a execução de obras civis e de terraplanagem para o desenvolvimento de um programa de descomissionamento de barragens de rejeito.
Uma das empresas de mineração, a mineradora Vale, acertou com a construtora fazer contrato de administração por obra. Envolvida na Operação Lava Jato, a construtora Andrade Gutierrez está se desfazendo de vários ativos para reduzir suas dívidas. Segundo uma fonte familiarizada com a construtora, as negociações para as obras de contenção das barragens da Vale darão um respiro à construtora, que enfrenta problemas financeiros.
A Andrade Gutierrez vai começar nos próximos dias uma análise para colocar em curso seu plano para reconstruir as barragens da mineradora. Ainda não há um valor fechado para a reconstrução dessas barragens.
O rompimento da barragem de Brumadinho, que matou 228 pessoas e deixou outras 49 desaparecidas, levou a mineradora a suspender sua produção, sendo que a companhia deixará de produzir este ano quase 93 milhões de toneladas de minério de ferro, volume que responde por um quarto do total da capacidade de produção da mineradora